Nossos Projetos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e da nossa Nacional Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil (ESF-BR),  através do Pacto Global desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Nossas Linhas de Projeto

Realizamos projetos de engenharia multidisciplinar promovendo o desenvolvimento sustentável e consciência socioambiental em comunidades/ famílias em vulnerabilidade social, além de focar no crescimento técnico dos estudantes voluntários envolvidos.

Nossos Projetos

Abaixo, apresentamos alguns projetos que já realizamos na nossa organização:

PROJETOS_Prancheta 1

Energia Solar

Educação sustentável

Proporciona a oportunidade para jovens em risco social obterem um contato mais próximo com sistemas sustentáveis de engenharia, em um laboratório prático com oferecimento de aulas educacionais e profissionalizantes.

Em outubro/2019, o projeto foi implementado na Associação Beneficente AMAR, em São Cristóvão/RJ. Esta associação trabalha para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes para uma cidadania plena.

Com os laboratórios formados, e todo programa educacional montado, o que se pretende é que este programa se prolongue para outros anos com voluntários do ESF-Rio e ajuda do Centro de Formação de Educadores, atividades de formação oferecidas para todos os educadores da Associação Beneficente AMAR.

Montagem de um laboratório de Energia Solar Fotovoltaica que servirá para as aulas práticas em sistemas de energia elétrica sustentáveis;

Montagem de um laboratório de Captação de Água da Chuva que servirá para as aulas práticas de sistemas para reaproveitamento de águas;

Elaboração de material para programa educacional em sustentabilidade, focando em captação de água da chuva e instalação de sistema de energia solar fotovoltaica.

Abrigo Sustentável

Busca instalar sistemas sustentáveis, como a energia fotovoltaica e aproveitamento de águas pluviais em abrigos que se espalham por todo o Rio de Janeiro, de crianças, bem como idosos, dependentes químicos, entre outros.

Além do benefício social e econômico, há consequentemente uma redução dos impactos ambientais gerados pelos sistemas instalados. Os benefícios econômicos gerados pelo projeto são revertidos diretamente em projetos que beneficiam os moradores desses abrigos.

O nosso planeta está enfrentando um momento de grande instabilidade climática por conta de um crescimento exponencial do uso de energia elétrica gerada por combustíveis fosseis. Desta forma, a utilização de energias renováveis, ou seja, amigáveis ao meio ambiente como a fotovoltaica é primordial para a desaceleração deste grande vilão

Foi o primeiro projeto premiado pela Alcoa Foundation em uma parceria com o Egineers Without Borders Intenational.

O projeto proposto para Alcoa Foundaton foi confeccionado para a instalação no abrigo de crianças Associação Beneficente AMAR. Esta associação abriga por volta de 20 crianças de 6 a 15 anos de idade com situações diferentes como: abandono, agressão familiar, falta de condições para criação por parte da família, estupro, dentre outras.

Segunda premiação pelo edital CASA Socioambiental 2016, será destinado ao abrigo (Antigo Beija-Flor) em Austim-NI, que abriga 31 crianças de 0 a 18 anos de idade.

Iniciado em Julho/2019 e ainda em execução, o projeto Abrigo Sustentável está sendo implantado na ASSIDEF – Associação de Integração de Deficientes e na Casa Dom Helder Câmara, com financiamento pelo edital do Movimento Bem Maior com gestão pelo Instituto Phi.

A equipe de voluntários ESF-RIO utiliza métricas sociais, ambientais e econômicas ao longo do projeto para mensurar seu impacto.

Em uma análise prévia para o abrigo AMAR, o Projeto Abrigo Solar foi constatado um retorno do investimento (payback) de 7.5 anos, um benefício econômico de aproximadamente R$115.000,00, impactando aproximadamente 350 crianças e deixando de emitir 55 toneladas métricas de dióxido de carbono ao longo da vida útil do projeto (24 anos.

Enfatizando que toda a elaboração do projeto, instalação e processo de legalização da microgeração distribuída foi feita sem custos pela equipe do ESF-Rio

Projeto Engenheiros do Futuro - Programação

O projeto Engenheiros do Futuro objetiva reduzir o gap entre as crianças em situação de vulnerabilidade e a ciência, instigando sua curiosidade e aumentando seu interesse pelos temas. Através de dinâmicas simples, divertidas e de baixo custo, as crianças adquirem uma nova perspectiva das disciplinas escolares e quebram paradigmas sociais, permitindo que sonhem mais alto e almejem um futuro com maior dignidade para si mesmas, suas famílias e suas comunidades.

O principal objetivo é despertar o interesse de crianças e jovens pela ciência e sustentabilidade, aprimorando seu desempenho escolar e contribuindo para a melhoria de qualidade de vida no futuro.

Nossa meta é atingir o máximo de crianças possíveis através de dinâmicas divertidas e de baixo custo envolvendo matemática, física, química, biologia e sustentabilidade. Este projeto é recorrente nos Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Rio de Janeiro.

Este projeto foi realizado com crianças da Complexo da Penha em outubro de 2019 e com crianças em situação de rua na Glória em janeiro de 2020.

PROJETOS-02

Saneamento Já

ETEs Ecológicas

Este projeto realiza a implementação de ecotecnologias de baixo custo para o tratamento de esgoto em locais em regiões com problemas de saneamento.

O saneamento em comunidades em vulnerabilidade social sempre foi precário e pouco considerado como imprescindível o seu tratamento tanto para pessoas como para o meio ambiente na cidade.

Seu objetivo é o tratamento dos dejetos de sanitários, pias e chuveiros da população local, possibilitando dar o destino correto aos efluentes e evitando assim danos à saúde humana e ambiental.

No início de 2016, completamos nosso primeiro piloto na Cooperativa de Catadores de Lixo de Bongaba, dimensionando um sistema que beneficiou 20 catadores e garantiu o correto tratamento do esgoto, além da não contaminação do lençol freático, onde é retirada toda a água consumida no local.

Também fomos contemplados com o Prêmio de Sustentabilidade RADIX, onde ganhamos um financiamento que inclui a instalação de um sistema de tratamento de esgoto biodigestor para geração de biogás, que irá suprir parte do gás utilizado para cozinha no abrigo Beija-Flor.

Captação da Água de Chuva - CAC

O Projeto consiste na instalação de um sistema sustentável para captar a água da chuva e como podemos fazer o uso racional dela, proporcionando a redução de custo com a conta de água e promovendo a educação ambiental em seu meio.

Adicionalmente à instalação, é realizada a capacitação de multiplicadores de tecnologias do saneamento para implantação desses sistemas nas comunidades do Rio de Janeiro.

Tal tecnologia é primordial para que os altos custos de conta de água à manutenção do local sejam reduzidos, propiciando, assim, um aumento no número de pessoas beneficiadas pelo projeto.

Fazendo uso de um módulo em escala reduzida, realizamos algumas oficinas prática em eventos em praças públicas, feiras, seminários em universidades e escolas, como:

  • Projeto Educação sustentável AMAR
  • Evento Virada Sustentável;
  • Evento 133 anos da Leopoldina;
  • Grande Encontro da Rede Favelas Sustentáveis
PROJETOS-03

Engenharia Comunitária

Projeto Óleo Reversível

O projeto Óleos Reversíveis propõe a valorização do óleo de cozinha usado em produtos de maior valor agregado. Através de workshops que incentivam a segurança e se baseiam em ingredientes de baixo custo, indivíduos em situação de vulnerabilidade social são ensinados a produzir sabão e outros produtos de maior valor agregado que podem contribuir para a geração de renda de suas famílias.
Desta forma, um resíduo doméstico que poderia ser descartado de maneira inapropriada e contribuir para a poluição de águas fluviais passa a ser percebido como uma fonte de renda extra, possibilitando uma vida mais digna.

O principal objetivo é incentivar a destinação correta e valorização do óleo de cozinha usado nas residências, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A meta é conscientizar o máximo de jovens e adultos através de workshops de produção de sabão sustentável e outros bioprodutos a partir de óleo usado. Este projeto é recorrente nos Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Rio de Janeiro.

Este projeto foi realizado para jovens e adultos moradores do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha em outubro de 2019.

Esse projeto precisa da sua ajuda.

Projeto Etanóis contra o Corona

Como medida de prevenção ao Coronavírus (COVID-19), o projeto E TÁ NÓIS nasceu e visa a produção de um gel antisséptico alternativo ao álcool gel 70%, promovido pela OMS e ANVISA, bem como sua distribuição entre famílias em situação de vulnerabilidade social dos quilombos e comunidades cariocas.

Tem uma página inteirinha sobre este projeto. Acesse AQUI >>

O objetivo deste projeto é de produzir e distribuir em comunidades carentes o álcool glicerinado, um gel antisséptico alternativo ao álcool gel 70% que é promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela ANVISA.

Com o valor angariado vaquinha no CATARSE, no período de 05/05/2020 – 04/06/2020 e  foram adquiridos os insumos e matérias-primas necessários para a produção de 100 litros de gel antisséptico, suficiente para atender até 200 famílias em situação de vulnerabilidade devido à pandemia causada pela COVID-19. Também foram produzidos cartazes e flyers orientativos que serão espalhados pelas comunidades atendidas para a disseminação da conscientização quanto às medidas mitigadoras ao coronavírus.

Quer saber mais?

Tudo o que você precisa saber sobre o nossos projetos e atividades em um só lugar.